Lula Morais avalia evolução da educação no Estado do Ceará

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) disse, nesta terça-feira (22), que a educação do Estado tem melhorado muito nos últimos anos graças ao trabalho realizado pelos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Segundo ele, os dados colhidos pela pesquisa Spaece-Alfa apontam que o número de crianças alfabetizadas dobrou em cinco anos.

“Antes, apenas 40% dos estudantes no segundo ano primário sabia ler e interpretar o que lia. Mas o Governo Cid elaborou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, onde todos os estudantes são avaliados individualmente, para ter acompanhamento do seu aprendizado. E hoje os resultados obtidos indicam o sucesso desse programa”, frisou Lula Morais.

O Spaece-Alfa, conforme Lula, mostrou que em 2007, apenas 14 municípios dos 184, alcançaram a situação desejável. A maioria dos demais estava abaixo desta faixa de escolaridade. “Hoje, do ponto de vista da educação, todos os municípios estão verdes, significando que alcançou a condição de alfabetização desejável. Apenas cinco, entre estes Fortaleza, estão na situação de suficiente”, acentuou.

O deputado ressaltou que até Fortaleza melhorou dentro da avaliação. Segundo ele, os dados comprovam que os estudantes do segundo ano do ensino fundamental, em 177 municípios, alcançaram a meta. “Foi um avanço revolucionário”, salientou.

Lula Morais informou que a Seduc também está realizando acompanhamento dos alunos e professores, até o quinto ano primário. Para tanto, foi implantado um novo projeto, PAIC + 5. “Em 2010 e 2011, já demonstrou uma boa diferença de qualidade”, frisou.

O parlamentar disse ainda que em matemática, há ainda dificuldade de fazer crescer a proficiência. “Mas, demonstrando que esse programa tem eficiência grande, o Governo Federal vai assumir a nível nacional este projeto, conforme foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, no Cambeba”. O Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa vai iniciar em junho, informou Lula.

Em aparte, o deputado Welington Landim (PSB) lembrou que quando se falava em educação, afirmava que é um investimento a longuíssimo prazo, difícil de colher resultado em uma mesma administração. “Mas este Governo já colheu bons resultados e trouxe para o alto a estima de professores, alunos e da sociedade como um todo. Talvez seja esse o grande mérito na implantação deste projeto. Sentimos hoje dos prefeitos, diretores, professores um sentimento de valorização. São os resultados que desejamos como cidadãos de bem”, frisou.

Lula Morais declarou-se também solidário aos defensores públicos, que estão realizando um movimento pela valorização da categoria, melhorias salariais e realização de concurso público para o preenchimento das vagas existentes em todo o Estado.

Fonte: Agência de Notícias da AL