Enfermagem ocupa orla de Copacabana em defesa das 30 horas
A onda branca da Enfermagem ocupou a orla de Copacabana, na manhã deste domingo (20/05), em comemoração ao 73ª Semana Brasileira de Enfermagem. A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ) destacou que há mais de 40 anos, a categoria luta pela jornada de 30 horas de trabalho, e que há 12 anos, o PL 2.295/2000 tramita no Congresso Nacional.
Publicado 23/05/2012 15:01 | Editado 04/03/2020 17:03
Ela ressaltou que a proposta já passou por todas as comissões. aguardando apenas ser colocada em votação, compromisso assumido pelo deputado federal, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
“Não se trata de defesa de privilégios, nem reivindicação corporativista, mas do direito da população de ser bem atendida por profissionais competentes e saudáveis, de uma assistência segura e de qualidade. Somos mais de 1,6 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Numericamente formamos a maior força de trabalho da área de saúde do país. No entanto, até hoje esperamos a aprovação do projeto; não possuímos piso salarial condizente com a nossa formação; o direito ao duplo vínculo nos é constantemente negado, e somos a categoria que mais sofre assédio moral no trabalho”, afirma, acrescentando ser importante que toda a sociedade saiba que a regulamentação da jornada de 30 horas contribuirá para diminuir o desgaste físico e emocional e os riscos decorrentes desse trabalho.
O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, avaliou que a manifestação dos profissionais da área de enfermagem foi um sucesso: “A presença maciça dos profissionais de Enfermagem foi fundamental para o sucesso do ato, contribuindo assim para pressionar os parlamentares pela aprovação do PL 2295/2000”.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), autora da emenda constitucional do duplo vínculo, explicou que dois fatores estão dificultando a votação do PL. O primeiro são as 10 medidas provisórias que obstruem a pauta da Ordem do Dia, já que qualquer proposição só poderá ser apreciada após sua liberação. A outra, garante, é de cunho político: “É grande o lobby dos empresários da área de saúde, que temem, com a aprovação, o aumento do número de contratação”, disse a deputada federal.
Estiveram presentes no ato, representantes da ABEn, ANATEN/RJ, SATEMRJ, SindenfRJ, Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Campos, estudantes das faculdades UFRJ, UERJ, UFF, UNIRIO e Universo, assim como os das escolas técnicas MOVA E NIC. Também foram levar sua solidariedade a luta das 30 horas, o PCdoB, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/RJ (CTB),o SindsPrev, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Transportes Alternativos da Baixada, o SINTSAMA e o Sintraturb.
Se você quiser assistir à onda branco que tomou conta de Copacabana, acesse os links:
http://youtu.be/9J1vL-OzcAI
http://www.enfermeirarejane.com.br/videos/20
*Assessoria Dep. Enfermeira Rejane