Mais de 75 milhões de jovens no mundo estão sem trabalho

A Organização Internacional do Trabalho informou que 75 milhões de jovens estão desempregados no mundo. A agência divulgou nesta terça-feira (22), o relatório "Tendências do Emprego para a Juventude 2012."

Foram quatro milhões a mais de pessoas, entre 15 e 24 anos, que ficaram sem trabalho desde 2007, informou a rádio ONU.

Segundo a OIT, a taxa de desemprego juvenil foi de 12,6% em 2011 e a projeção é que o número se mantenha neste ano. A crise econômica de 2008 é apontada como o fator para o aumento do desemprego nessa faixa etária.

A representante especial e diretora do escritório da OIT na ONU, em Nova York, Telma Viale, cita também a violência como responsável pelos índices na América Latina.

"O problema é que este desemprego juvenil está muito associado com níveis de violência, todas as atividades ilícitas, principalmente relacionadas com tráfico de drogas. Você vê muito isso na América Central, na América Latina e também no Brasil".

A América Latina e Caribe teve um "grande aumento" no desemprego juvenil, mas foi na África do Norte que a taxa "aumentou consideravelmente", afirma a OIT.

A agência cita a Primavera Árabe como o fator para o crescimento de 5% da taxa entre 2010 e 2011.

Já o número de contratos temporários de trabalho dobrou: um aumento de 0,9% ao ano, entre 2008 e 2011. O relatório indica que mais de 40% dos jovens que tinham empregos temporários em 2010 eram estudantes.

Com agências