PCdoB é homenageado em Criciúma pelos seus 90 anos

A Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Criciúma realizou no dia 17/05, Sessão Especial em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A proposta foi apresentada por meio de requerimento do vereador Kabuki e aprovada por unanimidade.

Autor da proposição, o vereador comunista Kabuki iniciou seu discurso falando do orgulho de ser o proponente da sessão. "Uma instituição completar 90 anos é digno de orgulho, mas um partido político, num país capitalista, demonstra sua ética e sabedoria. O PC do B protagoniza, lidera e influência muito do movimento estudantil, assim como os movimentos sociais e de massa. Temos que avançar o estágio de que homens e mulheres deixem de serem explorados pelo Capital", ponderou. Em seguida um vídeo com a história do partido foi apresentado.

Posteriormente o jornalista Bernardo Jofilly, do Comitê Central do Brasil, filiado desde a década de 70, fez uso da palavra. "Devemos examinar o partido com um olhar autocrítico. Camaradas, um partido político fez 90 anos. O segundo mais longevo da nossa história foi o Partido Republicado Paulista, já extinto, com pouco mais de 70 anos", discorreu. Joffilly ainda falou da Comissão da Verdade, de sua trajetória, de seus colegas durante a ditadura e do partido.

Luiz Gonzaga, o Zaga, presidente do PT, parabenizou o partido de esquerda, sempre de mãos dadas com o PT e sempre voltado às classes mais populares. No uso da palavra, o presidente do PMDB, João Fabris, destacou a trajetória do vereador licenciado Douglas Mattos e enalteceu o fato do Partido Comunista completar 90 anos de luta.
"Quero parabenizar os membros deste honrado partido que buscam a justiça social, por meio da igualdade entre os homens. Parabéns PC do B. Que venham mais 90 anos de história em busca da liberdade e democracia", afirmou o presidente da Câmara de Criciúma, Toninho da Imbralit (PMDB).
Além da entrega de uma placa comemorativa da Câmara Municipal ao PC do B, foram homenageados pelo Partido Comunista, Derlei de Lucca, o vereador licenciado Douglas Mattos e Divo Ghizzoni.

"O país vive um momento de crescimento, de distribuição de renda, avançamos na democratização, mas no sonho do PC do B, não poderíamos ter os absurdos das campanhas eleitorais como ocorrem hoje, agravada pelo fato de termos alguns veículos de comunicação, concentrados nas mãos de algumas famílias, transformando mentiras em verdades. Temos que enfrentar os gargalos da democracia para termos uma democracia de fato, pois a luta é desproporcional", observou Divo, um dos homenageados.

Fundado em 22 de março de 1922, com 90 anos de história, o Partido Comunista é o mais antigo do país. Após viver na clandestinidade por longos 60 anos, sendo perseguido e rechaçado, alcançou a legalidade tendo como premissa principal, um país verdadeiramente democrático e soberano.