Seminário discute a Rio +20 e os desafios da educação no Brasil

As demandas da Educação no Brasil e o papel do jovem nos rumos do planeta. Esses foram os temas centrais do seminário realizado na noite da última terça-feira, dia 22, no auditório da Faculdade Estácio-Fase, em Aracaju. Organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude em parceria com o mandato da vereadora Karla Trindade (PCdoB) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Fase, o evento encerrou as atividades que discutiram políticas públicas para a juventude em Sergipe.

Seminário discute a Rio +20 e os desafios da educação no Brasil


Ângela Guimarães, presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e secretária-adjunta da Secretaria Nacional da Juventude, apresentou como será a participação dos jovens brasileiros na Rio +20, conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho. A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e do combate à fome e a estrutura de governança institucional para essa área foram alguns pontos abordados.

Durante a apresentação, Ângela explicou como será a estrutura da conferência e de que forma os jovens estarão inseridos nos debates. Ela também ressaltou a necessidade de transição para um desenvolvimento de novo tipo, tendo como pilares: bem estar social, crescimento econômico e preservação ambiental. “Aos jovens recai a tarefa inadiável de transformar a dívida recebida em benefícios para as atuais e futuras gerações”, destacou.

BRASIL +10

Em referência à Rio +20, a União Nacional dos Estudantes (UNE) vem realizando em todo o Brasil uma caravana com o ciclo de debates “Brasil + 10”. Quem tratou desse tema durante o seminário em Aracaju foi Daniel lliescu, presidente da UNE e estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No foco das discussões, a solicitação da UNE para que 10% do PIB sejam investidos em educação e a consolidação de um debate nacional sobre a qualidade na educação no Brasil.

“Apesar de o Brasil ser a 6ª economia do mundo, o País é o 88º em educação. Cerca de 30 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais, destes, 14 milhões são totalmente analfabetos . Além disso, somente 14% da juventude têm acesso ao curso superior”, destacou Daniel, respaldado por dados da Unesco. Apesar do número pequeno de jovens nas universidades, Daniel enfatizou que, nos últimos dez anos, houve um crescimento desse quantitativo. O que ele atribuiu, principalmente, aos programas sociais de estruturação do ensino superior realizados pelo governo federal.

Na apresentação, também foi destacada a importância da participação dos estudantes na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), Projeto de Lei que tramita no Congresso que tem o objetivo de planejar os rumos do ensino no Brasil para os próximos 10 anos. Ele pontuou que a evasão de estudantes nas universidades brasileiras chega a 50% e essa é uma questão que precisa ser combatida, pois está diretamente vinculada ao desenvolvimento do País . “Nós queremos mais porque o Brasil precisa de mais”, finalizou o presidente da UNE.