Mostra sobre a Índia permanece até julho no CCBB
Considerada a maior exposição sobre a cultura indiana já realizada no Brasil, a mostra Índia! segue no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília até o dia 29 de julho. São mais de 300 peças produzidas de 200 a.C até a atualidade, selecionadas do acervo de vários museus espalhados pelo mundo , instituições privadas e colecionadores indianos.
Publicado 25/05/2012 10:34 | Editado 04/03/2020 16:41
A mostra está dividida em três blocos temáticos, "O Cotidiano", "O Sagrado" e "Formação Da Índia Moderna". Na primeira, o público brasiliense poderá conferir vestimentas, máscaras, instrumentos musicais, pinturas e tecidos, entre outros objetos típicos da Índia.
Em "O Sagrado", bloco que reúne as peças mais antigas e raras da exposição, estão esculturas, pinturas e peças de diferentes épocas que retratam símbolos das principais religiões da Índia: hinduismo, islamismo, cristianismo e budismo. Destaque para o "Busto de Figura Feminina, Aparentemente Deusa-Mãe", feita 200 anos antes de Cristo, e a escultura em pedra "Buda no Momento de Sua Iluminação Mostrando o Bhumisparshamudra, o Gesto de Chamar a Terra por Testemunha", datada do século XI.
Já em "Formação da Índia Moderna" o público encontrará gravuras, peças de mobiliário, armas e uma seleção de fotografias antigas, além de 100 imagens que mostram uma visão geral do indiano sobre seu povo e o desenvolvimento das principais cidades do país entre 1860 e 1920. A mostra contará ainda com o espaço "Índia – Lado a Lado", com obras importantes de 17 artistas renomados artistas contemporâneos, como Baiju Parthan, Bharti Kher e Gigi Scaria.