Secretaria de Assistência Social de Maracanaú promove Seminário

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú (Sasc) em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social e Cidadania promovem um Seminário com o as entidades sócio-assistenciais cujo tema é “O espaço das entidades civis sem fins lucrativos na Rede Suas”. O encontro será ao longo desta quinta-feira (31/05), no IFCE de Maracanaú.

O objetivo do encontro é discutir as possibilidades de delimitação dos serviços das entidades e o papel dos conselhos nas três esferas de governo, facilitando a compreensão em torno do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)em relação às entidades filantrópicas e organizações da Sociedade Civil.

Segundo a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Glauciane Viana, cerca de 150 pessoas são esperadas no evento, entre elas representantes dos equipamentos da Sasc, como CRAS e CREAS, bem como dos municípios da Região Metropolitana. Além disso, foram convidados os Conselheiros Municipais de Assistência Social e entidades da sociedade civil.

A palestrante deste Seminário será a coordenadora geral de Acompanhamento do Sistema Único de Assistência Social, Ana Paula Gonçalves, além da participação da Ieda Castro, Diretora de Gestão da Sasc.

Política de Assistência Social em Maracanaú

A Secretaria de Assistência Social em Maracanaú foi criada em2005, após a eleição do atual prefeito Roberto Pessoa.

Desde 2005 o PCdoB contribui para a evolução da Política da Assistência Social em Maracanaú, tendo indicado a Assistente Social, Ieda Castro, para conduzir esta importante tarefa. Durante sua gestão na Sasc, o município viu a estruturação do SUAS em Maracanaú com importantes marcas:habilitação plena,Construção de 09 novos Centros de Referências da Assistência Social,fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social, realização de 03Conferências Municipais de Assistência Social, Destaque Nacional no modelo de gestão, estruturação dos cargos na Sasc, Ampliação do Projovem,Inserção de famílias baixa renda na Inclusão produtiva através do PAA,Construção de Restaurante Popular, instalação de cozinhas comunitárias.

Ainda durante sua gestão, Ieda Castro presidiu o Colegiado Nacional de Gestores Municipais da AssistênciaSocial (CONGEMAS).

Atualmente a Assistente Social Glauciane Viana, também indicada pelo PCdoB é a gestora da Sasc, dando continuidade ao trabalho iniciado pela sua colega.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sasc