Chávez inscreve-se nas eleições: "sou o candidato da pátria"

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta segunda-feira (11) às 17 horas (18h30 de Brasília) à Praça Caracas, depois de deixar o Palácio Miraflores e ser acompanhado pelo povo, para formular sua candidatura para as eleições presidenciais de 7 de outubro de 2012.

Chávez se apresentou como "candidato da pátria" e da maioria dos venezuelanos, "em nome do Grande Polo Patriótico, dos movimentos revolucionários, patrióticos, populares e socialistas.

Leia também:
Chávez vai à luta pelo poder popular e o socialismo

Segundo ele, "as eleições são muito mais do que o tradicional carnaval eleitoreiro que houve aqui por muito tempo".

Ao entregar o programa ao CNE, Chávez disse que o documento "é da maior importância" e fez questão de ressaltar "o trabalho duro" que ele e "toda a sua equipe" tiveram para elaborar a proposta. "O programa representa também um compromisso de vida e luta", completou Chávez.

Chávez declarou que "nunca antes na história da Venezuela" houve um poder eleitoral "tão transparente e tão capaz de assegurar a lisura do pleito", e que ele jurava solenemente que "eu e meus milhões de seguidores, que são a maioria, vamos respeitar o resultado das eleições de 7 de outubro".

Uma verdadeira multidão acompanhou o carro aberto no qual Chávez se deslocou até o Conselho Nacional Eleitoral, para inscrever sua candidatura à reeleição. Em sinal de apoio ao líder, as pessoas vestiram vermelho e saíram às ruas, que se transformaram em um mar de gente.

O chefe de Estado apresentou também seu programa de governo para o período 2013-2019, denominado "Segundo Plano Socialista da Nação", um dos 14 requisitos que o candidato deve obedecer junto à justiça eleitoral para efetivar a inscrição de sua candidatura.

Do Portal Vermelho, com informações da AVN