Síria revela que mercenários espanhóis morreram no país

Vários meios de comunicação revelaram nesta quinta-feira (14) que mercenários espanhóis participaram e morreram em ações armadas terroristas na Síria.

A agência de notícias síria SANA citou notícias dos diários espanhóis El País e El Mundo, que dão conta da morte do primeiro terrorista da Espanha no país árabe.

Ambas as publicações indicaram que o cidadão espanhol Rachid Hussain Mohamed ou Rachid Wahbi, nascido em Ceuta há 32 anos, e que trabalhava como taxista faleceu em um lugar indeterminado da Síria.

Desconhece-se em quais circunstâncias de combate morreu este jovem. Tem-se a certeza de que outros dois, Mustafá Mohamed Abselam, apelidado de "Tafo", e Mustafá Mohamed Layachi, conhecido por "Piti", viajaram à Síria através da Turquia para se incorporarem às fileiras da Irmandade Muçulmanos, precisou El Mundo.

O jornal diz também que um deles se encontra desaparecido e que foi o terceiro que informou o destino de seus colegas e fez o alarde da morte deles.

Por sua vez, o jornal El País assegurou que as autoridades investigam como foram recrutados, quem custeou sua viagem, que itinerário seguiram e se se coordenaram com jovens marroquinos de Castillejos e Tetuán, de onde partiram também pelo menos uma dezena de aspirantes a jihadistas.

O periódico também informa que todos eles passaram aparentemente por território turco, pelas províncias orientais onde estão baseadas as milícias do autodenominado Exército Sírio Livre (ESL).

Fonte: Prensa Latina