Maquete do Mané Garrincha será itinerante

A mais nova maquete do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 25 m², agora será itinerante. O protótipo ficará até 31 de julho no Brasília Shopping e depois seguirá para outros pontos do Distrito Federal. A estreia para o público foi no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde esteve por aproximadamente dois meses.

No Brasília Shopping, a peça está exposta no 1º piso, com horário de visitação de 10h as 22h, de segunda a sexta-feira, e de 14h as 20h, aos domingos e feriados.
Guias bilíngues do shopping recepcionarão os visitantes e demonstrarão as funcionalidades interativas da maquete: sistema de som com sete opções de gritos de torcida e narração detalhada sobre a construção da ecoarena.
"O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será um ícone na economia e no turismo da capital federal. Nada mais justo do que tornar este protótipo itinerante, para que seja apresentado ao maior número possível de brasilienses", afirmou o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça.
A iluminação da maquete, que é feita em escala de 1 para 100, é toda em led e grande parte das 70 mil cadeirinhas das arquibancadas inferior, intermediária e superior foi pintada à mão. A maquete levou 75 dias para ficar pronta. Idealizada pelo Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra da nova arena, a peça foi fabricada em Florianópolis (SC) e trazida para Brasília de caminhão, dividida em dois módulos que pesam, juntos, quase uma tonelada.
Andamento
A obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Distrito Federal e avança a cada dia. Atualmente, 60% de sua execução estão concluídos. A arquibancada inferior está finalizada, o setor intermediário (camarotes e arquibancada) está 90% pronto e, no último mês, houve grande avanço na montagem da arquibancada superior, formada por peças de concreto pré-moldadas. O setor terá capacidade para 39.050 pessoas: mais da metade do total do estádio (cerca de 70 mil lugares).
Atualmente, 3,8 mil funcionários trabalham na construção da ecoarena, em três turnos.