Alunos protestam contra barbárie na Unifesp

Um grupo cerca de 300 alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou uma manifestação na tarde desta segunda-feira (18) na Avenida Paulista, em São Paulo. De acordo com o manifesto de convocação dos estudantes, o protesto era contra os atos de barbárie na Unifesp — uma referência à ação da PM que deteve 22 estudantes na última quinta-feira (14). A manifestação seria uma "resposta ao prefeito, ao governador e aos reitores".

Protesto alunos Unifesp na Paulista - Tércio Teixeira/Futura Press

Ainda nesta segunda (18), os 22 estudantes da Unifesp detidos assinaram um termo de compromisso na 1ª Vara Federal em Guarulhos para comparecimento a todos os atos processuais que serão realizados no caso. Os estudantes foram presos e autuados em flagrante pela prática de intimidação de professores e depredação no campus da Unifesp em Guarulhos e soltos no mesmo dia, em liberdade provisória.

Na decisão que concedeu a soltura aos acadêmicos, o juiz federal Jorge Alberto de Araújo, substituto da 1ª Vara Federal. Para o juiz não estão presentes os requisitos para a prisão preventiva, uma vez que todos são estudantes mantêm vínculo com a universidade, sem informação de que algum deles tenha antecedentes criminais.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (15) a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes de São Paulo ((UEE-SP) afirmavam estar "estarrecidas e indignadas" com as agressões e prisões dos estudantes. O texto reafirma o apoio das entidades estudantis à mobilização na Unifesp e demais universidades federais brasileiras "em favor de um novo modelo para a educação superior do país".

Reivindicações

Os estudantes estão em greve há cerca de 80 dias para reivindicar uma melhor infraestrutura para o campus. Eles pedem a construção de novas salas de aula, a reforma do restaurante universitário e o encerramento de um processo criminal contra cerca de 40 alunos que começou em 2008 devido a um protesto contra a direção da Unifesp em um dos campi da universidade.

No fim de maio, um grupo de estudantes ocupou um prédio do campus em Guarulhos e tiveram de deixar o local. Segundo eles, durante o episódio,outros estudantes foram presos. Na quinta-feira (14), eles organizaram uma assembleia e fizeram um ato no entorno do campus.

Da redação,
com informações das agências