Milhares de motoristas dirigem sem carteira ou documento do carro

Falta de documentação obrigatória. Este é o motivo que mais tem levado veículos para os depósitos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Em geral, são motoristas que circulam sem o licenciamento anual, sem portar os documentos obrigatórios ou por não ter a Carteira de Habilitação (CNH) ou Permissão. E a inadimplência em relação às taxas e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o motivo principal para que os condutores circulem irregularmente.
“A maioria das multas e dos carros apreendidos são pela falta da documentação e 99% deles não possuem o licenciamento porque não pagam o imposto e, no caso da habilitação, por não possuírem mesmo”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Nelson Leite. Segundo ele, é muito raro a apreensão acontecer porque o condutor esqueceu o documento em casa ou em algum outro local, pois, nesses casos, o veículo pode apenas ficar retido até ele apresentar a documentação. Na abordagem padrão, durante as blitze, são pedidos os documentos obrigatórios, que são o licenciamento e a Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com o Detran, durante todo o ano passado, 11.525 mil multas foram aplicadas aos motoristas por dirigir sem a Carteira de Habilitação e, até março deste ano, já somam 2.825. Em relação a dirigir veículo sem o licenciamento foram 13.907 pessoas em 2011 e 2.817 nos três primeiros meses de 2012. Por não portar o documento obrigatório foram 10.648 multas aplicadas em 2011 e 3.073 em 2012.

Para se ter uma ideia, somente no último fim de semana, 89% dos veículos apreendidos foram para o depósito por problemas na documentação obrigatória. Dos 191 veículos apreendidos em blitzes feitas pelo Detran e pela Polícia Militar, 91 foram por conduzir o veículo sem o devido licenciamento, 47 por conduzir sem documento de porte obrigatório e 32 por dirigir sem possuir habilitação ou permissão.