Concluídas obras da ligação Ceilândia/Samambaia

As obras da via DF-459, que liga Ceilândia e Samambaia foram concluídas. A partir de hoje, os motoristas podem trafegar no local. A conclusão era aguardada ansiosamente pelos moradores das suas cidades desde 2007. Em 2009, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) embargou as obras por suspeita de superfaturamento.

Apenas em março deste ano, os impedimentos foram sanados e a construção foi retomada.
Cerca de 40 mil pessoas de Ceilândia, Samambaia e cidades vizinhas serão beneficiadas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). De acordo com o órgão, os motoristas terão o caminho encurtado entre as duas cidades em 12 quilômetros. Antes da implementação da via, o acesso era feito passando próximo ao viaduto da QNL/QNJ, em Taguatinga Norte.
Entre os serviços efetuados, estão a pavimentação do trecho de ligação entre Ceilândia e Samambaia, com 2,6km, a construção da ponte sobre o Ribeirão Taguatinga, com 110m de extensão, e obras de drenagem pluvial. Além disso, foram executadas obras complementares, como sinalização, grama e meios-fios.
A via também recebeu uma ciclofaixa em toda sua extensão. Segundo a Administração de Samambaia, é grande a importância do trecho para os motoristas e ciclistas. Muitos deles o utilizavam mesmo antes de estar terminado e oficialmente inaugurado.