UFC e Consulado da França discutem parcerias e intercâmbio

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, recebeu nesta semana em seu gabinete, o Adido Cultural do Consulado Geral da França no Recife, Pierre Fernandez. Na ocasião, foram discutidas parcerias à UFC e apoio de atividades científicas através do intercâmbio de professores e pesquisadores.

Além do ensino da língua francesa através da Casa de Cultura Francesa, a UFC mantém convênios para receber estagiários aptos a lecionar francês na graduação em Letras. As parcerias também permitiram o intercâmbio de cerca de 100 estudantes da graduação e pós-graduação da UFC em solo francês.

Pelo programa do Governo federal Ciência sem Fronteiras, mais de 50 alunos da UFC estudaram em universidades francesas. “Os trabalhos que a UFC já desenvolve e o interesse dos estudantes pelo ensino da França nos motivam ainda mais a colaborar com a universidade”, disse Fernandez. Segundo ele, em Natal e Pernambuco, foram realizados seminários científicos sobre energias renováveis e mobilidade urbana. Com o apoio do Consulado, as universidades federais dos dois estados conseguiram levar para os eventos pesquisadores franceses especialistas nos assuntos tratados.

O Reitor Jesualdo Farias, ao mesmo tempo em que considerou a proposta do Consulado positiva para a Universidade, ressaltou as relações já consolidadas entre os cursos de Engenharia da UFC e universidades francesas. A partir de agora, a UFC fará uma listagem dos seminários já previstos pelos cursos que podem contar com a presença de pesquisadores franceses. Em breve, para divulgar a iniciativa do Consulado, a Administração da UFC providenciará encontro dos adidos com os coordenadores de graduação e pós-graduação.

De acordo com a Profª da UFC, Maria Elias Soares, que esteve presente no encontro, a parceria reforça o intercâmbio científico e cultural entre França e Brasil. “A França tem universidades com excelências em várias áreas. Essa é mais uma oportunidade para a UFC manter interlocução com quem está na ponta”, comentou.

A reunião também contou com a presença da Adida de Cooperação para o Francês, Sylvie Tourpin, da Coordenadora da Casa de Cultura Francesa, Profª Virgínia Grippon, e do Prof. Roterdan Damasceno.

Fonte: Portal da UFC