Neto de Gandhi vem a Salvador para discutir educação

A capital baiana recebe, durante essa semana, o jornalista e educador Arun Gandhi, neto do ativista indiano Mahatma Gandhi. O convidado ilustre abre o fórum Educação em Primeiro Lugar, promovido pela Secretaria de Educação de Salvador (SES) e que começa nessa terça-feira (26/6), às 20h, no Teatro Castro Alves (TCA), localizado no centro da cidade.

As outras palestras ocorrerão no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, com o tema “A Renascença da Educação no Séc. XXI: O que transmitir, A quem transmitir e Como transmitir?”. Segundo a organizadora Emilia Barros, no site da SES, o objetivo do encontro é discutir um modelo de ensino adequado às questões dessa nova realidade.

“É preciso propor um sistema de educação direcionado para o futuro e não para a repetição do passado. Novos conteúdos, horários, ritmos, valores e critérios adequados a uma nova realidade. Criar condições mais justas e harmoniosas, tratamento das diferenças, novas formas de diálogo e de desenvolvimento criativo, novas formas de enxergar o espaço educacional, criação de propostas que permita o livre fluxo de ideias, respeito e sabedoria.”, explica Barros.

Arun Gandhi – Nascido em 1934 em Durban África do Sul, Arun Gandhi passou boa parte de sua vida adulta na Índia a trabalhar como jornalista e promover mudanças sociais e econômicas para os pobres e as classes oprimidas. Arun e sua esposa, Sunanda, resgatou cerca de 128 crianças órfãs das ruas e colocou-os em amar casas ao redor do mundo e começou um Centro para a Mudança Social, que transformou as vidas de milhões de pessoas em aldeias no estado ocidental de Maharashtra . Publicações: O legado de amor; Mulher esquecido – a Vida de Kastur, esposa de Gandhi, e vários outros.

Mais informações sobre o fórum podem ser obtidas no site: http://www.educacaoemprimeirolugar.com.br/

De Salvador,
Erikson Walla