Palácio da Aclamação recebe mostra de teatro gratuita

Nos dias 03 e 04 de julho, às 16h, o Palácio da Aclamação sedia a mostra de teatro Entrefaces: entre tragédias há comédia. A ação é resultado do curso de Direção Teatral, desenvolvido pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com entrada gratuita, o evento visa promover a interação entre museu, teatro e universidade.

O Palácio da Aclamação foi o local escolhido pelos estudantes do curso de Teatro por conta de suas dimensões físicas, acústica e, principalmente, pelo seu estilo clássico, que faz um diálogo interessante com os textos a serem apresentados.

"Os museus são espaços abertos a atividades socioculturais, essa parceria é bem-vinda. Queremos aprofundar essa relação com a UFBA e com outras instituições, somando esforços para que tenhamos programas de qualidade, utilizando diferentes linguagens artísticas", disse Maria Célia Moura, diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade responsável pelo espaço.

A atividade faz parte de um conjunto de ações planejadas pela Diretoria de Museus do IPAC para dinamizar o Palácio da Aclamação e aproximar os museus da sociedade. As ações que vêm sendo desenvolvidas contemplam públicos de diversas faixas etárias, a exemplo do Projeto Crianças Criando, em homenagem ao mês das crianças, Oficina Papeis Criativos, voltada para o público da terceira idade, e o Projeto Música no Palácio, com apresentações de música erudita.

O Palácio da Aclamação é um dos mais significativos museus casas de Salvador. Transformado em residência oficial dos governadores da Bahia em 1912, o solar oitocentista passou por obras de ampliação projetadas pelo arquiteto italiano Filinto Santoro e foi ocupado oficialmente pelos gestores do Estado entre 1917 e 1967.

Desde então, o espaço já sediou despachos do governador, abrigou visitantes ilustres, a exemplo da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968, e se tornou museu em 1991. Atualmente, o museu passa por reformas e os espaços expositivos estão fechados para visitação. Em suas dependências, são promovidos lançamentos literários, apresentações musicais, atividades socioeducativas, feiras e exposições de curta duração.

Fonte: Agecom-BA