Jorge Vieira: "É hora de renovar nosso quadro político"

A classe política tradicional do Maranhão envelheceu, não se reciclou, e, por conseqüência, estamos desde os anos 70 com os mesmos líderes comandando os destinos do Estado como se ainda fossemos Capitania Hereditária.

Por Jorge Vieira*

Convenção Edivaldo Holanda Júnior

Sarney e Cafeteira iniciaram uma guerra de mentirinha na década de 60 e por mais de 40 anos conseguiram enganar incautos eleitores credos em histórias do “santo do pau oco” e retardaram o surgimento de novas lideranças capazes de conduzir nosso povo ao desenvolvimento sócio-econômico.

Após décadas de monopólio da dupla Sarney/Cafeteira, em 2006 surgiu a primeira promessa de liderança capaz de ofuscar figuras de proa da política local. Flávio Dino se elegeu deputado federal, mostrou desenvoltura no Congresso Nacional e se constituiu, de fato, na maior liderança da oposição à oligarquia Sarney no Maranhão.

O Estado precisa do surgimento de novas lideranças para ajudar Flávio Dino em seu projeto de chegar ao Governo em 2014 e promover as mudanças que precisam ser feitas com urgência. E o momento é agora, na sucessão municipal.

É dentro deste contexto que surge a candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PT), um jovem político conhecedor dos problemas da cidade, sem os vícios das “velhas raposas” e envolvido até o pescoço com o projeto de transformar São Luís numa cidade mais bela humana.

Holanda vai para a campanha ao lado de Flávio Dino, tem tudo para crescer e chegar ao segundo turno. Político vitorioso, já venceu a primeira batalha que foi derrotar internamente Eliziane Gama (PPS) e Tadeu Palácio (PP), que disputaram com ele o apoio do PCdoB e demais siglas do campo da oposição.

Fenômeno eleitoral em São Luís em 2010, Edivaldo é o novo desta eleição. João Castelo está em fim de linha, prestes a vestir pijama e sua única preocupação parecer ser engordar seu patrimônio pessoal. A administração Tadeu Palácio se preocupou apenas com a estética das principais avenidas e Washington se mostra perfeitamente adaptado à oligarquia do senador José Sarney.

Dos nomes com potencial para vencer o pleito, Edivaldo Holanda é o mais confiável. A deputada Eliziane Gama também merece ser vista com respeito. Sua persistência em ser candidata acabou contagiando o PPS, que a manteve como candidata. Trata-se de uma voz que sempre se levanta em favor do menos favorecidos, mas neste momento Edivaldo está em melhor situação junto ao eleitorado e merece o apoio de todos que desejam ver o Maranhão livre em 2014.