Governo deve pedir aos EUA informações sobre Operação Condor

O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, quer que o governo brasileiro solicite aos Estados Unidos a liberação de todos os documentos que façam referência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1988. A declaração foi feita durante os debates do Seminário Internacional Operação Condor, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, esta semana, em Brasília.

Segundo Abrão, os Estados Unidos já liberaram arquivos secretos sobre ditaduras para dois países da América do Sul: Chile e Argentina. “Isso permitiu que o Chile pudesse passar a limpo sua história. O Estado Argentino, do mesmo modo. É necessário, é condição para que a gente tenha sucesso na construção da verdade do Brasil, que o Estado e o governo brasileiro tomem a iniciativa para que a gente conheça nossa história.”

Essa colaboração é importante porque os Estados Unidos país apoiaram a Operação Condor, uma aliança dos regimes militares da América do Sul que tinha o objetivo de reprimir opositores das ditaduras.

Estimativas com base em arquivos militares encontrados no Paraguai apontam que podem ter ocorrido 50 mil mortes, 30 mil desaparecimentos e 400 mil prisões de opositores entre as décadas de 1960 e 1980.

Da Redação de Brasília
Com Agência Câmara