Esporte e Defesa se unem para atender estudantes nas férias 

Estão sendo inesquecíveis as férias para 100 estudantes das escolas Fernando Mota e Eneida Rabello, moradores do Jordão Baixo e Setúbal, localidades com alto índice de violência, na capital pernambucana, Recife. São crianças e adolescentes contemplados pelo Programa Segundo Tempo, da parceria entre os ministérios do Esporte e da Defesa.

Os jovens conheceram na última quarta-feira (4) o Museu Espaço Ciência, um centro interativo de divulgação científica no qual eles puderam explorar o mundo da ciência de forma agradável e divertida.

A visitação faz parte da agenda do Recreio nas Férias programada pelo Segundo Comando Aéreo Regional (2º Comar). Na unidade funciona um dos 150 núcleos de atendimento do país do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte – nome dado ao convênio entre os ministérios do Esporte e da Defesa. A parceria nacional atende a 15 mil estudantes distribuídos nos quartéis da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Para o comandante do 2o Comar/Recife, major-brigadeiro do ar Luiz Antônio Pinto Machado, a iniciativa do Recreio nas Férias é louvável porque enriquece ainda mais o conhecimento dos jovens enquanto os gestores investem no combate a exclusão.

Segundo ele, iniciativas como visitas a pontos históricos e museus somadas às atividades dos jogos populares e da recreação com bambolês, peteca, jogos de queimada e pula-corda, propiciam maior interação e colaboram para dar mais qualidade de vida aos menos favorecidos.

Projeção no Nordeste

Entusiasta do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, o comandante Machado informa que além do 2o Comar, que faz atendimento a 100 beneficiados, em Recife, a Aeronáutica conta com mais dois núcleos de atendimento, no Cindacta 3 e no destacamento em Fernando de Noronha.

A meta para 2013 é implantar o Segundo Tempo em todas as bases aéreas do Nordeste. “A ideia é instalar mais um núcleo em Recife, um em Fortaleza e outro em Salvador, e os somar à base de Natal, que já conta com dois núcleos”, explica.

Museu a céu aberto

Na visita ao Museu Espaço Ciência, equipado com centenas de experimentos atraentes nas áreas da física, química, biologia, matemática, geografia e história, os estudantes conheceram réplicas de um espelho d´água e de uma hidrelétrica em atividade.

Os visitantes também fizeram uma viagem ao período pré-histórico com a apreciação de cavernas, de réplicas de vulcões e de grupos de dinossauros gigantes. Já o retorno ao mundo moderno foi abrilhantado por itens como aviões, foguetes e giroscópios expostos no museu.

No maior museu a céu aberto do país, que está localizado em Recife, o objetivo é contribuir para o fortalecimento do saber científico, por meio do estímulo à curiosidade, do destaque à cultura e do respeito à natureza.

De Carla Belizária
Da Assessoria do Ministério do Esporte