Relatório que avalia a lei e o combate à Aids será lançado hoje

Nesta segunda-feira (9), a Comissão Global do HIV e da Lei, um corpo independente de líderes e especialistas convocados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas, lança relatório no qual explora como a lei e os direitos humanos podem transformar a resposta global sobre a Aids. O relatório inclui soluções para proteger a saúde e os direitos humanos das pessoas afetadas pelo HIV.

O objetivo é focar em como a lei pode ser utilizada para proteger e promover efetivamente os direitos das pessoas vivendo com HIV e daqueles afetados pelo HIV, além de como isso pode contribuir com o progresso dos objetivos da saúde, desenvolvimento e direitos humanos.

O relatório da Comissão está baseado em dois anos de investigação e informações de mais de mil pessoas em 140 países. E enfoca assuntos legais e de direitos humanos no contexto da Aids, incluindo a criminalização da transmissão do vírus, uso de drogas, trabalho sexual, relações entre pessoas do mesmo sexo, e temas como o direito das crianças, violência contra as mulheres e acesso ao tratamento.

O relatório será lançado com um Diálogo Global: "Aproximando a Lei e as Pessoas”. Este Diálogo acontecerá no Auditório da Livraria Dag Hammarskjöld em Nova Iorque (EUA). O diálogo interativo de duas horas, "Aproximando a Lei e as Pessoas”, será moderado por Zeinab Badawi, da BBC e pode ser acompanhado on-line, No site o internauta pode localizar seu horário local, no momento do Diálogo.

Da Redação de Brasília