Como Tiros em Columbine: massacre no cinema relembra episódio

 O massacre no Colorado, que deixou 12 mortos em um cinema, durante a pré-estréia do filme "Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge" lembrou o massacre na Escola Columbine, em 1999, quando 12 estudantes foram assassinados por dois colegas, naquela mesma região. O cineasta Michael Moore se debruçou sobre o tema em "Tiros em Columbine" (Bowling for Columbine , lançado em 2002, que vale a pena ser revisto para entender como é alimentada a cultura da violência naquele país.

"Como é fácil adquirir armas nos Estados Unidos! Torne-se cliente preferencial, abra uma conta em nos-so banco e adquira um rifle de brinde. Afinal, a qualquer momento um terrorista árabe ou um negro de cara ameaçadora pode invadir sua casa!". Esse é o slogan de um banco estadunidense onde Moore consegue facilmente adquirir sua arma instantes depois de preencher uma ficha para abrir a conta.

Leia também:
“Precisamos Falar Sobre Kevin”: Gênese da psicopatia
 

“Tiros em Columbine” toca em um assunto que a mídia estadunidense pouco dá importância, mantendo o debate e a discussão sobre essa falta de controle de armas longe da sociedade. De maneira irreverente, o cineasta que muitas vezez é um tanto panfletário demais, demonstra os caminhos para comprar uma arma, aponta nomes de donos da indústria armamentista, aborda políticos, vítimas e familiares. Um instigante trabalho de investigação que resultou em uma rara produção sobre o tema.

Abaixo, o trailler, um dos trechos sobre a justificativa dada na época de que os jovens praticaram os assassinatos por ouvirem Marilyn Manson. Porfim, a primeira parte do documento no Youtube:


Com agências