SSA: Mostra resgata memória cultural do bairro do Santo Antônio

Amanhã (26/7), a partir das 20h, quem visitar o Forte Santo Antônio poderá conferir a abertura da exposição “A Cara do Santo”, com fotografias que retratam diversos ângulos da história e da cultura do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, localizado no Centro Histórico de Salvador.

A exposição é resultado do projeto cultural “Antônio, o Santo do Além Carmo”, coordenado pelo professor e fotógrafo Paulo Munhoz, que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura.

Através de imagens fotográficas e relatos de moradores, se buscou registrar os principais aspectos que caracterizam a identidade sócio-cultural do Santo Antônio Além do Carmo, a exemplo dos monumentos, festas, religiosidade e cotidiano.

O projeto cultural “Antônio, o Santo do Além Carmo” visa valorizar e fortalecer a memória da cultura local, uma tentativa de preservar a história, costumes e tradições de um dos bairros mais antigos do Brasil, envolvendo cidadãos e moradores em um processo de fortalecimento de suas tradições e identidade.

A iniciativa contribui para a educação patrimonial no Centro Histórico de Salvador, tombado pela UNESCO desde 1985. A exposição fotográfica “A Cara do Santo” ficará aberta ao público até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A visitação é gratuita.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro