Campanha de Jamil Murad vai “ocupar” o Centro de São Paulo
Uma entusiasmada campanha, que mobilize lideranças do Centro paulistano e de diversos segmentos – como educadores, sindicalistas, artistas, estudantes, comunicadores, líderes comunitários, militantes políticos e outros ativistas.
Publicado 27/07/2012 17:33 | Editado 04/03/2020 17:17
Uma atuação organizada que, partindo do tradicional Bixiga, passe pelos mais de 20 bairros da região e se espalhe por toda a cidade. Uma agenda eleitoral massiva e politizada, com atividades de rua – como bandeiraços, panfletagens e passeatas –, além de ações na internet, visitas, reuniões e debates.
É assim, em linhas gerais, que está planejada a campanha à reeleição do vereador Jamil Murad, do PCdoB, no chamado “Centro expandido” de São Paulo. Com cinco zonas eleitorais e cerca de 712 mil eleitores, trata-se de uma área essencial para a candidatura de Jamil a mais quatro anos de mandato parlamentar.
Apesar de ser a região menos extensa e menos populosa da capital paulista, é para o Centro que se deslocam, diariamente, mais de 2 milhões de pessoas. Vão para lá por causa de sua extraordinária oferta de empregos e de uma privilegiada infraestrutura, com serviços e órgãos públicos, equipamentos de cultura e lazer, instituições educacionais e rede hoteleira. É também a única região da cidade atendida por todas as linhas da rede metroviária, com exceção da Linha 5-Lilás.
Organizar-se em meio a esse cenário não é tarefa fácil. Mas a campanha de Jamil Murad na estratégica região central já está de pé, nas ruas, sob a coordenação de André Cintra e Jaqueline Nascimento – respectivamente presidente e secretária de Organização do Comitê Distrital Centro do PCdoB.
O núcleo de comando conta também com o sambista Thobias da Vai-Vai, a jornalista Ana Flávia Marx, o professor universitário Jeosafá Fernandez, o sociólogo João Ives e a líder comunitária Gisele Santos.
Segundo esse grupo – que realizou uma reunião de planejamento nesta quarta-feira (25/07), na sede estadual da CTB-SP –, o objetivo a ser perseguido é melhorar substancialmente o desempenho obtido no Centro na última eleição municipal: em 2008, quando Jamil conquistou uma das 55 vagas em disputa na Câmara de Vereadores, a região concentrou 9,77% de seu eleitorado – 2.750 votos de um total de 28.145.
Para expandir a votação, o desafio proposto é “ocupar” o Centro – enraizar para depois irradiar. O principal comitê da campanha – o “bunker” da batalha – será instalado na Rua Dr. Luís Barreto, no coração do Bixiga/Bela Vista. Sua inauguração está prevista para a noite de 7 de agosto, terça-feira, e será o marco divisor de mais uma etapa da campanha.
Haverá também um comitê no Bom Retiro/Luz e outro na área conhecida como CAL (Cambuci, Aclimação e Liberdade). A campanha terá, ainda, frentes de atuação por categoria ou segmento, como Educação & Cultura, Comunicação e Moradores de Rua. Para potencializar o projeto eleitoral no Centro, serão lançados materiais especiais, com resumo das ações de Jamil na região, declarações de apoio à candidatura e propostas de campanha.
Na célebre “Canção do Tamoio”, o poeta Gonçalves Dias diz que a vida é uma “luta renhida”, que “abate” os frágeis de um lado, mas “só pode exaltar”, de outro, “os fortes, os bravos”. É com esse espírito de luta – com disposição para o bom combate – que a campanha de Jamil Murad, vereador, 65123, sai às ruas do Centro de São Paulo, fazendo jus ao slogan do candidato: “Sempre ao Lado do Povo”.
Fonte: Comitê Distrital Centro / PCdoB de São Paulo