Irã desmente retórica de candidato dos EUA contra país

O Brigadeiro-General Ahmad Vahidi, ministro da Defesa do Irã, disse nesta quinta-feira (2) que a retórica do candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos é uma tentativa de enganar a opinião pública americana em relação aos problemas internos do país.

Vahidi afirmou que os EUA estão passando pela crise econômica mais difícil de sua história e que um dos elementos mais importantes para os eleitores americanos escolherem seu candidato é a apresentação de um programa econômico que retire o país da crise, algo que os dois candidatos – tanto o republicano quanto o democrata – não apresentaram.

As autoridades americanas estão distraindo a opinião pública de seus fracassos na política externa, especialmente no Afeganistão, Iraque, Palestina e os movimentos islâmicos no Oriente Médio e no Norte da África", afirmou.

Vahidi também destacou que atualmente as autoridades ocidentais estão completamente envolvidas no desdobramento da crise na Síria, apenas para distrair a opinião pública da agressão sionista contra a Palestina, por exemplo.

O representante do governo iraniano também afirmou que embora os sírios tenham suas próprias demandas a fazer no país, o governo do país apresentou propostas que resolveriam essas demandas, por meio de reformas abrangentes, mas governos regionais e ocidentais enviam armas para dentro da Síria, para provocar a transformação de uma reivindicação popular em uma guerra civil.

O ministro da Defesa criticou também países da região que fornecem armas para os bandos terroristas que assaltam a Síria, encorajando ainda mais o terrorismo.

"Eles realizam ações terríveis ao enviar armas para a Síria, com a ajuda de governos ocidentais porque estão transformando demandas públicas normais em uma insurgência sangrenta", afirmou.

Em relação às questões de defesa nacional, Vahidi disse que seu ministério atualmente dá prosseguimento a vários projetos, como a atualização da força aérea do país e uma nova geração de mísseis.

Fonte: Agência IRNA