Ao povo de São Paulo

Em texto de apresentação da revista de prestação de contas do mandato, Jamil reafirma o compromisso por  São Paulo e enfatiza que é necessário sintonizar os rumos da política em São Paulo com os avanços em nível federal. Também pincela sugestões para a cidade nas áreas de saúde, educação e transporte.

Há quase quatro anos, eu iniciava meu primeiro mandato como vereador de São Paulo.

Embora não se tratasse da minha estreia no parlamento – ocorrida 18 anos antes na Assembleia Legislativa –, aquele fora um momento ímpar. No dia 1º de janeiro de 2009, eu renovava o compromisso com o povo paulistano, em especial com aquela fatia mais simples da população: os trabalhadores que constroem, dia após dia, esta grande metrópole.

Hoje, olhando para trás, vejo o quanto a escolha de concorrer à Câmara Municipal foi acertada. E o quanto sou grato aos que deram a mim seu voto de confiança. Como vereador, é verdade que vi muito sofrimento, muitas mazelas, enfim, as muitas faces da desigualdade de uma cidade que cresceu rapidamente, mas que não conseguiu ainda dividir sua riqueza.

No entanto, é verdade também que esta foi uma das mais felizes experiências de minha vida. Afinal, me permitiu conhecer ainda mais a cidade que escolhi para viver há quase meio século, bem como os sonhos e as necessidades do povo. E assim pude contribuir para tornar concretas muitas ações que certamente ajudaram nossa população.

Em 2012, busco me reeleger vereador em aliança com Fernando Haddad para prefeito e Nádia Campeão para vice na coligação que reúne PT, PCdoB, PSB e PP.

Este apoio parte do pressuposto de que uma cidade com a importância de São Paulo deve estar sintonizada com os rumos que o Brasil tomou nos últimos dez anos. A partir da eleição de Lula – e aqui recordo o papel imprescindível do grande e saudoso líder João Amazonas, que foi o principal incentivador de sua candidatura desde 1989 –, milhões de brasileiros foram socialmente incluídos, houve maior distribuição de renda e mais desenvolvimento. O Brasil passou a ser visto como uma das principais nações do cenário econômico mundial.

Com Dilma Rousseff, o rumo foi mantido e estamos ao seu lado lutando pela concretização de um novo projeto nacional de desenvolvimento que enfrente a miséria e as injustiças sociais.

No entanto, a capital paulista não acompanhou essas transformações. Hoje, tem de enfrentar uma série de problemas em diversas áreas, entre eles um que está brecando o seu progresso: o tamanho de sua dívida.

Atualmente, 13% de sua arrecadação são usados para o pagamento da fatura com a União, situação que já se mostrou inviável. A renegociação deve ser feita visando aos interesses da cidade e não às vantagens meramente eleitorais. Além disso, questões estruturantes – como a viabilização de novas linhas e estações de metrô, os investimentos na saúde, na educação e em projetos de habitação popular, por exemplo – necessitam de uma parceria eficiente e comprometida entre as esferas municipal, estadual e federal em benefício do nosso povo. Por compreender que São Paulo é essencial para o país – e que, como vereador, posso contribuir para melhorar a cidade –, busco o apoio da sociedade para ser reeleito.

Mais do que uma prestação de contas do meu mandato como vereador, esta revista procura mostrar um pouco mais sobre a minha vida; as ações que o PCdoB e eu pudemos executar em favor da cidade; a opinião de companheiros e companheiras que me acompanharam nesta e em outras tantas jornadas, além das minhas propostas para um segundo mandato.

Esta revista é, também, uma maneira de dizer que espero poder contar com o seu voto e com o seu apoio para continuar meu esforço de construir uma São Paulo mais humana, solidária e desenvolvida.

por Jamil Murad