Salvador-BA: Encontro debate economia solidária dia 11

Temas importantes como economia solidária, economia informal, desenvolvimento local e finanças solidárias serão discutidos no I Encontro Municipal Gold.s, que acontece no sábado (11/8), no Espaço Cultural dos Alagados, no bairro do Uruguai. O evento contará com cerca de 170 empreendedores de vários territórios da capital, como Itapagipe, Cajazeira e subúrbio, além de alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador.

Promovido pelo Grupo de Oportunidade e Desenvolvimento Local (Gold.s) e pelo Fundo Rotativo Solidário Umoja e Casa de Taipa, Coletivo para Promoção de Práticas Solidárias, o evento tem apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

De acordo com o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, o encontro visa promover a troca de experiências e fortalecer as iniciativas de finanças solidárias e desenvolvimento local. “A Setre vai participar de uma das mesas de trabalho, onde será discutido o impacto da Sesol no fortalecimento das economias locais, a partir do apoio a empreendimentos e fomento a fundo rotativos solidários”, diz.

Segundo o coordenador executivo da Casa de Taipa, João Paulo Diogo, o Grupo Gold.s utiliza uma metodologia desenvolvida pela Visão Mundial, uma ONG que pretende reduzir o nível da pobreza no Brasil, através da geração de oportunidades e pelo aumento da renda das famílias brasileiras no Nordeste e em Minas Gerais. “Apoiamos os empreendimentos solidários, através de uma poupança solidária, onde a própria comunidade se auto financia com contribuições mensais ou semanais”, finaliza.

Fonte: Setre