Serra não rima com rap: "E agora José?"

No dia 30 de julho o site do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, veiculou uma matéria que falava da valorização que o RAP recebe do tucano. No texto foi citado que projetos musicais do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), localizado no bairro Vila Nova Cachoeirinha, têm incentivo do candidato e exalta ainda que “Com Serra Rap Ganha Espaço no CCJ”.

Piada! Serra e Rap definitivamente são antônimos; não combinam. São dois “corpos que jamais poderão ocupar o mesmo espaço! Acreditar que este discurso tem fundamento é o auge da santa ignorância! Até cego vê que o governo dos tucanos é guiado para favorecer a classe alta e inferiorizar ainda mais os pobres, aumentando a desigualdade social que temos. Isso não é opinião pessoal, é fato comprovado no ia-a-dia, não apenas meu, mas de milhões de brasileiros. De certo os que vivem na periferia sabem bem que as comunidades não recebem cuidado algum dos tucanos, muito menos investimento!

Voltemos à matéria no site do Serra. Um dos projetos musicais citados é o Reviva Rap. Criado no ano passado, com o objetivo de resgatar a cultura hip hop e abrir espaço para apresentação de novos grupos da comunidade, o projeto não tem ligação com nenhum partido político, e é evidente que se tivesse, o PSDB, totalmente elitista, seria um dos principais partidos que estariam longe de qualquer aliança com o projeto.

Mas ainda assim, por mais cômico que pareça, o Reviva Rap e os artistas participantes tiveram seus nomes envolvidos na campanha de José Serra. Eles são apontados como beneficiários das iniciativas do tucano, conforme aponta o trecho da matéria, disponível no site do candidato:

“Entre os projetos musicais do CCJ, como é conhecido, estão o Reviva Rap, festival que teve a sua segunda edição em junho último, com nomes como Vinão Alobrasil, Brunão Mente Sagaz, Mutação Sonora e Daz Rua e Xis, entre outros. A Zona Norte de São Paulo, vale lembrar, é uma das bases mais importantes do rap, uma referência nacional. Até hoje, o Reviva Rap já mapeou mais de 200 grupos e lançou três coletâneas, das quais participaram mais de 30 conjuntos.“

Ao tomarem conhecimento desse texto, a própria organização do Reviva Rap desmentiu a publicação de José Serra, afirmando que não tem vínculo com qualquer partido político, e que “tão pouco apoiam partidos que tratam a população como gado”. A entidade alertou que não receberam comunicado do PSBD para o partido utilizar o nome do projeto e dos artistas.

Leia a íntegra do comunicado do Reviva Rap:

“Um site de um dos candidatos a prefeito da nossa cidade, credita a seu governo a atuação do rap no Centro Cultural da Juventude e consequentemente o festiva Reviva Rap que é “PARCEIRO”, repetimos “PARCEIRO” do CCJ há 3 anos. Não temos legenda politica e tão pouco apoiamos partidos que tratam a população como gado, inferiores e nos alojam mais e mais nas nossas comunidades sem infra estrutura e municiando a policia para extermínio da juventude. Desaprovamos essa ação eleitoreira do candidato, isto não reflete nossos acordos e parceria com o CCJ que é totalmente cultural e artísticas e não politiqueira. Não recebemos nenhum comunicado antecipado da publicação e tão pouco solicitação para referirem ao nosso nome e trabalhos e dos envolvidos. Lamentamos. Muito Grato Rap! Somos por você e só por Você, esses já tão ai mó cota e sabemos o que eles querem…

Nóiz… Reviva o Rap”

A resposta a Serra não parou por aí. O rapper “Mamuti 011″ foi outro que desmentiu a reportagem vangloriando as “atitudes” de Serra na periferia e a valorização que o Rap recebe dele. Como réplica, Mamuti fez a composição “E agora José”, no qual denuncia a mentira e o descaso habitual do tucano com a classe inferior.

Fonte: UJS