Argentina quer nacionalizar empresa que produz papel moeda

O governo da Argentina anunciou ter enviado ao Congresso um projeto que declara de interesse público a Companhia de Valores Sudamericana, uma gráfica que havia sido habilitada para a impressão de papel moeda em 2010. Pelo projeto, a Sudamericana será nacionalizada e incorporada à Casa da Moeda argentina. O pagamento aos acionistas deverá ser feito com os débitos que a empresa tem junto ao fisco do país.

Com a expropriação, o governo irá recuperar a capacidade do Estado para cunhar a moeda, algo que tinha sido terceirizado ainda na década de 1990.
 
A intervenção na companhia é chefiada pelo ministro da Economia, Hernan Lorenzino, e o presidente da Casa de la Moneda, Katya Daura. O projeto chegou ao Senado na tarde desta terça (7) e legisladores começarão a anlisá-lo na quinta-feira.
 
De acordo com o decreto que definiu a intervenção na empresa, a nacionalização é necessária “para recuperar uma capacidade que é competência indelegável e insubstituível, qual seja a de cunhar moeda”. 

O governo sublinhou que "o Estado deve manter a soberania monetária e, portanto, é essencial concentrar a fabricação de dinheiro em circulação e de moeda de curso legal, além da impressão de documentos de segurança."
 
Segundo uma nota do ministério da Economia, o governo se compromete a garantir aos atuaistrabalhadores da Sudamericana a recontratação pela Casa da Moeda.

Com agências