Avós de Maio identificam 106ª criança sequestrada na ditadura

A associação argentina Avós da Praça de Maio informou que identificou a 106ª pessoa sequestrada pela ditadura militar do país (1976-1983). A entidade deve fornecer mais detalhes sobre o feito em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7).

A associação Avós da Praça de Maio foi fundada em 1977 com a intenção de encontrar cerca de 500 crianças, geralmente filhos de prisioneiros políticos e militantes, que foram roubadas durante a ditadura argentina.

No começo de julho, terminou o último julgamento nos tribunais de Buenos Aires, com as condenações dos ex-ditadores Jorge Rafael Videla e Reynaldo Bignone e outros nove militares e civis declarados responsáveis pela implementação de um plano sistemático de roubo de bebês que nasceram em centros de torturas como a Escola de Mecânica da Marinha (Esma) e maternidades clandestinas.

De acordo com o Centro de Estudos Legais e Sociais (Cels), 1.861 pessoas, entre civis e militares, estão ou já estiveram envolvidos em casos de crimes cometidos durante a ditadura. Desse total, 244 já foram condenados.

Fonte: Ópera Mundi