Secretário iraniano de Segurança Nacional visita a Síria

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Sayid Jalii chegou nessa terça-feira (7) a Damasco, capital da Síria, iniciando sua visita ao país.

A Embaixada iraniana na Síria revelou que Jalii vai discutir com colegas sírios a situação atual na Síria e o sequestro de 48 peregrinos iranianos ocorrido no dia 4 deste mês em Damasco.

Ao receber Jalili, o presidente sírio, Bashar al Assad, disse que o governo e povo sírio dedicam todo o esforço no combate ao terrorismo. Ele ainda salientou que o país está realizando diálogo político no âmbito nacional.

Jalii afirmou que o Irã não permitirá a quebra de forma alguma do "eixo da resistência", do qual considera a Síria uma parte essencial.

Ainda na terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que os EUA devem assumir a responsabilidade pela segurança dos iranianos sequestrados na Síria.

Também devem aproveitar de suas influências sob oposição síria para libertá-los. Porém, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Patrick Ventrell indicou que não é razoável a exigência iraniana pela responsabilidade norte-americana em relação ao sequestro.

Fonte: Rádio Internacional da China