Debate na UFC: Inácio ratifica importância do planejamento

"Temos a obrigação e o dever de fazer um planejamento ousado para mudar Fortaleza. É uma questão de respeito com a nossa cidade". A afirmação é do candidato de Inácio Arruda, candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, que participou na noite desta segunda-feira, (20), no Auditório da Reitoria da UFC, do ciclo de debates com os candidatos promovido pelo Observatório de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Ceará.

Falando a estudantes, servidores e professores da UFC, Inácio agradeceu o convite, detalhando sua trajetória de luta em prol da cidade e da população, desde o movimento comunitário, a Federação de Bairros e Favelas até os mandatos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Ele destacou a necessidade de mudança em Fortaleza, com a recuperação da capacidade de gestão da Prefeitura e a adoção de um planejamento capaz de garantir qualidade aos serviços públicos do Município, em todos os setores.

"Planejar a cidade é incluir a população dos bairros da periferia da cidade, garantir a essa gente o direito à cidade, o direito a escola, posto de saúde, transporte, saneamento, segurança, cultura, lazer e esporte. Isso é possível. As condições estão dadas. Recursos existem. Mas precisamos garantir que a gestão tenha capacidade e vontade de fazer, com o apoio maciço da população", ressaltou Inácio. "Se o prefeito demonstra a capacidade de buscar os meios para garantir o desenvolvimento da sua cidade, de governar para as pessoas, no dia a dia e com planejamento, a população dá todo o apoio e a mudança se torna possível".

Para mudar a cidade

Inácio destacou os prejuízos causados à população de Fortaleza, nos últimos anos, pela falta de uma cidade planejada. "Por que é que os postos de saúde não funcionam? Porque faltou vontade de planejar, de governar de verdade, no cotidiano, no dia a dia", relacionou Inácio. "É a incapacidade de governar que gerar tragédias como a perda de 80 creches para Fortaleza, que perdeu recursos que receberia do governo federal para isso. E perdeu outros recursos, por estar inadimplente, não por falta de dinheiro, mas por falta de gestão, de organização", acrescentou.

"Planejamento não é só para o sistema viário, as avenidas, o transporte público. Planejamento é incluir as pessoas, garantir os seus direitos na cidade", frisou Inácio, assumindo o compromisso de mudar essa realidade. E apresentando propostas para saúde (garantir qualidade no atendimento nos Postos de Saúde e ampliar os Frotinhas e Gonzaguinhas), educação (assegurar qualidade de ensino e criar um sistema próprio de avaliação da rede municipal), transporte (construção de três novos terminais de ônibus para integração com a Região Metropolitana) e meio ambiente (garantir a recuperação das bacias hidrográficas do Maranguapinho e do Rio Ceará, com participação da Prefeitura, mesmo em projetos do governo do estado).

"Temos muito a ganhar com a contribuição da sociedade. Temos muita gente boa aqui, nas universidades. Com esses homens e mulheres preparados, capacitados, podemos ter uma grande estrutura de planejamento da cidade e recuperar a capacidade de gestão do governo municipal, garantindo um programa ousado para mudar nossa cidade".


Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: Chico Gomes
 
Leia também:
Caminhada na Aldeota: Inácio fala sobre mobilidade urbana da área