Encontro reúne artistas para debater políticas culturais para SSA
Nesta sexta-feira (24), o candidato a vereador Javier Alafaya (PCdoB) promove um grande encontro com artistas, produtores culturais, músicos, técnicos, jornalistas e demais interessados na área para um bate-papo sobre políticas públicas de fomento à cultura. O evento será na Oficina de Investigação Musical, no Pelourinho (em frente à Casa de Jorge Amado), a partir das 20 horas.
Publicado 24/08/2012 14:10 | Editado 04/03/2020 16:18
Autor da primeira lei municipal de incentivo à cultura do país, ainda em seu primeiro mandato como vereador (1988), Javier defende que a cultura e a arte sejam encaradas como ferramentas permanentes de aprendizado e inseridas na proposta pedagógica das instituições de ensino. “A cultura precisa ser encarada como fator de desenvolvimento e estar no centro dos debates da capital baiana, do ponto de vista econômico, político e social”, destaca.
A Lei Alfaya, como ficou conhecida, evidencia o seu comprometimento com o setor ao propor benefícios fiscais para empresas que investirem em projetos de produção cultural nas áreas de música, teatro, cinema, vídeo, circo, poesia, literatura, pesquisa e documentação, dança, artes plásticas e artesanais. Colocada em vigor na gestão de Lídice e suspensa nos anos Imbassahy, a Lei Alfaya voltou a vigorar em 1996, após 10 anos sem regulamentação.
Javier também é autor da proposta de emenda à Constituição que determina, ao Estado, reservar, no mínimo, 1,5% do orçamento para o financiamento da política estadual de apoio à cultura e, ao município, 1%. A criação do Vale-Cultura, que socializa o acesso ao consumo de produtos e serviços, como livros, ingressos de cinema e convites para espetáculos de música e dança, igualmente está entre as suas bandeiras de luta. “Os reflexos serão positivos entre os trabalhadores, além de injetar recursos na economia da cultura”, explica.
No Encontro desta noite, estas e outras propostas serão apresentadas ao público. Portanto, compareça e participe! “Vamos construís juntos uma nova política cultural para Salvador”, convoca Javier.
Ascom/Comitê Javier 65222