Publicado 23/08/2012 10:01 | Editado 04/03/2020 17:07
Inclusa na agenda cultural está a mesa temática “Vida e Obra de Deífilo Gurgel”, que será realizada nesta quinta, 23 de agosto, às 9h, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). O mediador do evento será o irmão do folclorista, o também escritor e professor Tarcísio Gurgel.
“A ocasião é muito importante para o reconhecimento da obra de Deífilo, em especial porque ela ocorre no âmbito da academia. Participarão dela não apenas estudiosos do folclore, como aqueles que fazem parte da cultura popular e que atuam ou atuaram na academia”, destaca Tarcísio Gurgel.
Tarcísio destaca ainda os trabalhos desenvolvidos pelo irmão, como os dois “Seminários de Literatura do Povo”, realizados na década de 1980. “Ele foi o grande inspirador desse evento. Esse foi um dos que mais contribuiu para o enriquecimento cultural da UFRN”, afirma.
O evento “Vida e Obra de Deífilo Gurgel” será aberto à comunidade acadêmica e terá a participação de artistas, pesquisadores e escritores que conviveram com Deífilo, como a professora Clotilde Tavares.
Vida e obra de Deífilo Gurgel
Nascido na cidade litorânea de Areia Branca, Deífilo Gurgel mudou-se para Natal aos 18 anos. Em 1967 bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal.
Aos 44 anos, Deífilo passou a fazer pesquisas na área do folclore e em 1970 foi nomeado Diretor de Cultura do Município de Natal. Foi professor da disciplina “Folclore Brasileiro”, no Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Em fevereiro deste ano, aos 85 anos, o pesquisador faleceu por causas naturais. Na ocasião, ele estava para lançar a obra Romanceiro Potiguar, que reúne uma série de histórias coletadas pelo autor entre 1985 e 1995. Para produzi-la, Deífilo Gurgel leu diversos romances ibéricos.
Fonte: Agecom/UFRN