Caminhada em Salvador marca luta antiracista

Nesta terça-feira (28/08), o movimento negro comemora a passagem dos 214 anos da Revolta dos Búzios, transcorrido no último dia 12, com a 2ª Caminhada da Igualdade. De acordo com Ubiraci Matildes, do Fórum de Entidades Negras da Bahia, a atividade marca a luta por direitos iguais, especialmente para a população de Salvador, onde aconteceu a maior revolução pela abolição da escravidão e libertação do Brasil da Corte Portuguesa.

A passeata saiu no finalzinho da tarde do Campo Grande, com centenas de representantes das entidades que fazem parte do movimento na Bahia, a exemplo da Unegro (União de Negros pela Igualdade) ao som de muita música, contagiando a toda população que assistia ao desfile. Carregando bandeiras, mensagens, faixas e cartazes, com as principais bandeiras do segmento, marcharam em direção ao Pelourinho, no Centro Histórico, que carrega a marca do povo negro.

Para a vereadora Olívia Santana, vice do candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino, que marcou presença na manifestação, o ato é uma demonstração de que o movimento negro acredita na batalha travada por igualdade de direitos e oportunidade. “Eles apoiam a nossa candidatura e têm o pleno apoio da gente. É a expressão da força para garantir espaço justo na sociedade”.

Ubiraci Matildes destaca ainda a necessidade da participação dos cidadãos no movimento para engrossar o caldo das ações de transformação da realidade da cidade. De acordo com a militante, este evento encerra o chamado Agosto Negro. “Realizamos diversas atividades durante todo o mês, em diversos locais e de diversas formas”.

De Salvador,
Maiana Brito