Meninas internadas no CAJE serão transferidas

ANTIGO CAJE VAI DEIXAR DE ABRIGAR 24 MENINAS; AS DETENTAS SERÃO ENCAMINHADAS NESTA TERÇA-FEIRA PARA UNIDADE DO RECANTO DAS EMAS; ATÉ O DIA 3 DE SETEMBRO, O GOVERNO VAI ANUNCIAR O PLANO DE AÇÃO PARA O FECHAMENTO DO LUGAR; CINCO NOVOS CENTROS DE INTERNAÇÃO SERÃO CONSTRUÍDOS

As adolescentes do sexo feminino da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje serãotodas transferidas. As jovens passarão para a Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire), que foi reformado para receber as meninas.

"Esta mudança simboliza ainda, o esforço da Secretaria de Estado da Criança em garantir os princípios constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e na Lei 12.594 que trata do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), bem como o respeito sistemático às condições de dignidade da pessoa humana e o fortalecimento do sistema socioeducativo como política social que de fato possa ser restaurativa e eficaz que é o foco desta gestão", aponta a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

A secretária acredita que as melhores condições físicas do local devem ajudar no processo de ressocialização, com a prática de esporte, atividades culturais, profissionais e de escolarização.

Desativação

Na última quinta-feira 23, o governo anunciou que em dez dias apresentaria um plano para desativação completa do Caje. Com isso, outros internos também devem ser transferidos em breve.

Três novas unidades de internação estão sendo construídas. Além de São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria, mais dois prédios, um em Sobradinho e outro no Gama, exclusivo para detentas, também devem sair do papel.

A previsão é de que depois de iniciadas as obras, cada uma demore cerca de 12 meses para ser concluída.

Também será inaugurado o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que vai funcionar no SAAN. Ele receberá setores da Defensoria Pública, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Secretaria da Criança, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Todas essas instâncias funcionarão no NAI com o objetivo de proporcionar em um único local o atendimento inicial aos adolescentes.

A Unidade de Atendimento Inicial (UAI), de responsabilidade da Secretaria da Criança, será o local no NAI onde os jovens que cometeram algum delito ficarão alojados. O espaço poderá abrigar aproximadamente 30 adolescentes.

Atualmente, o Caje abriga três vezes mais internos do que deveria e é considerado um dos piores locais de internação do país.