A responsabilidade dos Harmonias no Carnaval

O Portal Vermelho São Paulo publica texto da historiadora, escritora e decoradora, Maria Apparecida Urbano em que ela relata a importância da figura dos harmonias no Carnaval. Envolvida com o samba há 35 anos, Maria Apparecida mantém uma coluna no site editado pelo jornalista Sidney Rezende em que comenta sobre carnaval.

harmonia artigo maria aparecida - divulgação

Por Maria Apparecida Urbano

Em todos os eventos ou festividades que são realizadas, há sempre uma grande equipe preparada e organizada para que tudo saia a contento. Isso acontece em todas as áreas em que a pontualidade e organização devem andar sempre juntas. Esses fatores fazem com que possamos assistir a determinadas apresentações de modo agradável ou lastimável.

Esse trabalho ocorre, por exemplo, nas apresentações esportivas, nas apresentações artísticas como nos grandes shows, e em todos os espetáculos que envolvem um contingente muito grande de público, tanto participante como assistente. Também notamos claramente isso na televisão. Nas novelas, por exemplo, esse trabalho de equipe acontece com o entrosamento entre diretor, produtor, cenógrafo, câmeras, iluminação e outros elementos.

Em todos os eventos há a necessidade de um diretor, que cria, desenvolve, organiza e designa as pessoas certas para que cumpram cada tarefa a ser desenvolvida. É a equipe que não se vê, pois trabalha nos bastidores.

Comparando esses grandes eventos e os respectivos trabalhos desenvolvidos nos bastidores para a realização das apresentações com o que acontece nas escolas de samba, verificamos também que nelas, há equipes que trabalham com dedicação para a realização da montagem do maior espetáculo produzido no Brasil que são os desfiles das agremiações em um grande e magnífico show.

Nas escolas de samba, o diretor desse espetáculo é o carnavalesco, responsável pela criação e desenvolvimento do enredo, dando vida aos personagens e ao tema proposto. Sob a sua orientação entram em cena as equipes que irão trabalhar, cada uma no seu campo. Equipes de barracão, de costura, de adereço e outras tantas quanto necessárias.

Para que tudo funcione no tempo certo, o carnavalesco conta com a participação do diretor de Carnaval, auxiliando-o em todos os momentos, quer na compra de materiais, na supervisão dos setores de trabalho, quer junto aos chefes de alas, dando a todos a sua assistência.

Cada ala tem um chefe, com a obrigação de convocar os participantes da comunidade para os ensaios nos dias marcados. É de grande importância essa convocação, pois esse chefe irá fazer com que a ala cante o samba-enredo e treine as evoluções preparadas de acordo com o enredo. Do bom desempenho desse trabalho vai depender uma boa apresentação da escola na avenida.

Mas para que tudo isso possa entrar em movimento sincronizado, perfeito e organizado, há mais uma equipe, os harmonias. Na avenida, irão funcionar como a alma da escola, pois deles dependerá todo o desempenho dos componentes e o andamento progressivo das alas e das alegorias.
Como nos grandes eventos, deparamos com uma enorme equipe de iluminadores, de sonoplastas, de contra-regras e muitos outros. Para fazer com que cada elemento ocupe seu devido lugar, nas agremiações de samba contamos com o time dos harmonias.

Essa equipe realiza um trabalho que é de suma importância. Ela permanece presente em todos os ensaios, durante meses, junto com todos os chefes de alas e toda a comunidade, ajudando-os nos pequenos detalhes e sentindo todas as dificuldades da escola.

Muitas vezes a responsabilidade pela boa ou má apresentação da escola é dos harmonias. Esse grupo é realmente a alma da agremiação, estando sempre atenta para todos os detalhes, referentes aos quesitos de julgamento, como o canto, a dança, a evolução, o comportamento das alas, a quilometragem, ao som da avenida, a tudo enfim que se refere aos bastidores.

Só será considerada uma boa escola de samba aquela que conseguir ter uma boa equipe de harmonias. Não é fácil, pois os harmonias são em média um número muito pequeno em comparação com o grande número de componentes.

Se você é harmonia, parabéns! Cuide de sua escola com muito carinho como se ela fosse somente sua.

A vocês que compõem este grupo, inegavelmente um dos setores mais atuantes da folia, decido esta coluna.

Fonte:www.sidneyrezende.com