Ex-vice-presidente da Colômbia será o negociador com as Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nomeou Humberto de la Calle Lombana Caldas, ex-vice-presidente do país (1994-1996), para ser o principal negociador com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A previsão é que os diálogos comecem nas próximas semanas com o objetivo de elaborar um plano de paz pondo fim a quase meio século de combates e violência na região.

Em comunicado, o governo da Colômbia informou que Caldas vai conduzir as negociações, em Oslo, capital da Noruega. Advogado, de 66 anos, ele foi secretário Nacional, ministro de Governo e vice-presidente, além de ocupar o cargo de ministro do Interior.

Leia também:
Farc divulgam Acordo Geral para o início de conversações de paz
José Reinaldo: Um fato alvissareiro para a Colômbia e a AL

Além disso, o presidente disse que pretende convidar o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo armado que também atua na Colômbia, para negociar.

O líder das Farc, Rodrigo Echeverri, conhecido como Timoshenko, disse nesta segunda (3) que vai para a negociação "sem rancor ou arrogância." Para os integrantes do governo, essa disposição dele é uma demonstração de boa vontade. A vice-presidenta da Comissão de Paz, Angela Maria Robledo, disse que a reação do guerrilheiro "é um passo importante na concretização da paz por que anseiam todos os povos".

Integrantes do governo afirmaram que algumas questões, como a distribuição de terras e a possibilidade de participação de ex-guerrilheiros na política do país estarão entre os temas abordados nos encontros.

Fonte: Agência Brasil,
com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur e da BBC Brasil