Inácio promete humanizar e dar dignidade ao trabalho de catadores

“Nessa marcha sem parar, caminhar é resistir e se unir é reciclar”. Foi com essa música, considerada o hino dos catadores e recicladores de lixo, que os candidatos a prefeito foram recebidos no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja para um debate sobre o tema Reciclagem, Gerenciamento de Resíduos e Coleta Seletiva, na tarde desta segunda-feira (10.09).

“Coleta seletiva é inclusão do catador”, foi a palavra de ordem desses profissionais que mais realizam reciclagem na cidade. A promoção foi das Associações e Grupos de Catadores de Fortaleza pertencentes à Rede dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. Só quadro candidatos compareceram: Inácio Arruda, Moronin Torgan, Elmano de Freitas e Renato Roseno.

Olhar humanizado

Em sua fala, Inácio Arruda, candidato do PCdoB, fez questão de ressaltar a importância dos catadores para a cidade, que trabalham de maneira desumana, em todas as horas do dia e da noite, na chuva e no sol, para ganhar o pão de cada dia. “Por isso o próximo prefeito terá que ter respeito e um olhar mais humanizado para esses profissionais. Não podemos mais aceitar essa condição sub-humana que os companheiros levam”. E prometeu: “na prefeitura vamos dar condições dignas para esses profissionais. Nenhum catador pode trabalhar sem luvas, farda e calçados adequados, além de um carro com melhores condições, mais leve, fornecido pelo poder público”.

Inácio criticou também o contrato da Prefeitura com a empresa que faz a coleta do lixo. “Uma cidade enorme como Fortaleza, com mais de dois milhões e meio de habitantes, e apenas uma única empresa contratada para recolher o lixo, não tem condições. A limpeza da cidade e a coleta de lixo precisam ter mais qualidade. Essas são tarefas da Prefeitura que, assim como os demais serviços públicos, precisam de mais planejamento e organização por parte do Município”. E defendeu também a criação de áreas que os catadores tenham prioridade para ganhar um pouco mais.

Por fim, Inácio reafirmou o seu compromisso de defender e organizar de forma humanizada o trabalho dos catadores, aperfeiçoando o sistema de reciclagem e atendendo as reivindicações da categoria. “A certeza de que as reivindicações serão atendidas está na organização de vocês. Quanto mais organização mais força”, completou.

Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: André Rocha

Leia também:
HGF: Inácio recebeu apoio de pacientes e profissionais da saúde