Carlos promete implementar Políticas públicas para as mulheres

 

Prefeito de Natal cuja administração muito avançou na adoção de medidas em favor das mulheres, Carlos Eduardo (PDT) reforçou sua linha de comprometimento com o público feminino. Na manhã desta segunda-feira (10), em solenidade na sede da OAB/RN, ele referendou a “Carta das Mulheres para Natal”, assumindo a responsabilidade de implementar as ações solicitadas por entidades que atuam na defesa das mulheres.

Na verdade, Carlos Eduardo renovou seu compromisso com os 24 itens contidos no documento. A “Carta das Mulheres para Natal” é baseado no relatório final da última Conferência Municipal das Mulheres, realizada no ano passado. O mesmo documento inspirou as ações para o segmento feminino incluídas no programa de governo do candidato a prefeito pelo PDT.

Essas ações incluem medidas como a participação efetiva das mulheres nas decisões políticas do município, a melhoria à educação infantil, a ampliação do orçamento para o atendimento ao público feminino na rede municipal de Saúde e o enfrentamento à violência cometida contra as mulheres. “Todas as reivindicações apresentadas aqui serão levadas a efeito na administração que pretendemos iniciar em janeiro de 2013”, afirmou Carlos Eduardo, parabenizando os organizadores do evento — à frente, a ONG Coletivo Leila Diniz — pela iniciativa de levantar o debate durante a atual campanha eleitoral.

Durante a exposição de propostas que fez na solenidade, o ex-prefeito deu mostras da valorização que dá às mulheres, lembrando que elas já tiveram participação relevante em suas gestões. A começar da nomeação de mulheres para postos-chave da Prefeitura, delegando-lhes a titularidade de pastas como Educação, Saúde, Tributação, Urbanismo e Meio-Ambiente.

“Com uma participação de 70% no comando das Secretarias Municipais e em muitas outras funções em nossa administração, as mulheres deram uma enorme contribuição para o trabalho que realizamos e que terminou aprovado pela grande maioria da população”, disse ele.

O candidato também listou ações importantes executadas em suas administrações e que beneficiaram diretamente as mulheres. Entre elas, destacou a construção da Maternidade Leide Morais na Zona Norte — suprindo uma carência daquela região, que até então não contava com uma unidade do gênero — e a concretização do programa Centro de Referência Mulher Cidadã, em Natal.