Representantes da Educação entregam 13 itens a Pelegrino e Olívia

Agora é a vez da Educação. Na segunda-feira (24), representantes do segmento entregam ao candidato a prefeito pela Coligação Todos juntos por Salvador, Nelson Pelegrino (PT), e a postulante ao cargo de vice, Olívia Santana (PCdoB), documento com os 13 itens prioritários para o plano de governo municipal 2013-2016.

Estão entre os destaques da pauta a implantação das 138 creches disponibilizadas pelo governo federal há alguns anos, mas que ainda não foram instaladas, bem como a qualificação dos profissionais. Outro ponto é o programa Bairro Educador, que instaura a Escola de Tempo Integral na rede municipal de ensino, garantindo a prática de uma modalidade esportiva, ensino do segundo idioma e educação profissionalizante.

“Mas, isso só será possível com a parceria da comunidade, por isso o nome do projeto”, explica um dos coordenadores de governo da campanha da coligação Todos juntos por Salvador, Edson Valadares. Ele destaca ainda a valorização dos estudantes do ensino básico. “Toda criança de até nove anos vai saber ler e escrever.”

De acordo com o documento que está sendo construído, ainda será implantada a Cidade do Saber na capital baiana, no bairro de Pau da Lima, nos mesmos moldes da instalada em Camaçari, na Região Metropolitana. Este será um equipamento de educação multidisciplinar e multicultural. “Em resumo, o segmento quer um olhar mais cuidadoso para a qualificação e formação profissional dos adolescentes”, conclui Valadares.

Cultura e Saúde

Na semana passada, Pelegrino e Olívia receberam os 13 itens prioritários para a Cultura e a Saúde em Salvador. Segundo a coordenadora de Cultura da Unegro e membro do PCdoB, Luciana Embelina, o ponto principal do documento é a implementação da Lei de Incentivo a Cultura. “Além disso, tem a criação da Secretaria Municipal da Cultura, a aplicação de 1% do orçamento na Cultura e a valorização da religião de matriz africana.”

Junto com Zulu Araújo, Tâmara Azevedo, Paulo Magalhães e Ari Sena, Luciana coordenou a construção dos 13 pontos da Cultura. “O segmento cultural está muito decepcionado por causa da inexistência de políticas públicas no município, embora Salvador seja o berço cultural do país. Pelegrino e Olívia representam a esperança de colocar Salvador em posição de destaque no cenário nacional e garantir a implantação das políticas públicas.”

Dentre os 13 itens da Saúde, Pelegrino afirmou que o compromisso é aplicar 15% do orçamento na área. De acordo com o candidato, logo nos primeiros dias de administração de Salvador colocará os postos de saúde para funcionar, irá estruturar a rede e aumentar a cobertura do programa Saúde da Família.

De Salvador,
Maiana Brito