Venezuela recebe primeiro avião da Embraer

A companhia aérea estatal Conviasa (Consórcio Venezuelano de Indústrias Aeronáuticas e Serviços Aéreos) recebe o primeiro jato da empresa Embraer, em cerimônia na tarde desta sexta-feira (21), na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP). A ministra do poder popular para o transporte aquático e aéreo, Elsa Gutierres Graffe, e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, estarão presentes no evento.

Venezuela recebe primeiro avião da Embraer - Presidência da República

A Conviasa pretende utilizar as aeronaves para ampliar as rotas nacionais e regionais perante a necessidade de aumentar a troca com a América Central e o Caribe, segundo o governo venezuelano.

A aeronave foi adquirida mediante acordo entre as empresas, em julho deste ano, em um ato paralelo à visita a Brasília do presidente venezuelano, Hugo Chávez, para participar da cúpula do Mercosul.

A Venezuela comprou seis aviões do modelo E190 da Embraer e reservou outras 14 aeronaves similares. O contrato tem um valor de US$270 milhões e pode chegar aos US$900 milhões no caso de a Venezuela confirmar a compra de todas as aeronaves reservadas.

Da Redação em Brasília