Parlamentar iraniano acusa diretor da AIEA de vazar informações

Um parlamentar iraniano acusou neste domingo (23) o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, de fazer "repetidas viagens a Israel" para informar sobre o andamento do programa nuclear iranianos.

Isto que "o regime sionista e outros países hostis à República Islâmica (do Irã) têm acesso à informação nuclear do Irã", asseverou Yavad Yahanguirzade, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa e da Junta Diretiva do Parlamento, informa a agência noticiosa Irna.

O Irã se refere a Israel como "o regime sionista" e aos Estados Unidos e demais potências ocidentais como "os países arrogantes".

O parlamentar advertiu que se seu país decidir cortar os contatos com a AIEA, toda a responsabilidade recairá sobre essa entidade, obrigada por seus estatutos a guardar absoluta discrição sobre suas inspeções e respectivos resultados.

As reiteradas visitas de Amano a Tel Aviv têm como propósito conhecer o ponto de vista israelense sobre as atividades nucleares do Irã, precisou Yahanguirzade. Nas últimas semanas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades reiteraram suas ameaças de lançar um ataque militar contra as centrais atômicas iranianas.

O Irã respondeu que qualquer agressão militar terá uma reação esmagadora aplastante.

Prensa Latina