Bancos públicos encerram greve e reabrem nesta sexta-feira

Após cansativos 10 dias de paralisação, os empregados dos bancos públicos decidiram encerrar a greve e voltar às atividades normalmente nesta sexta-feira (28/09). A decisão foi tomada em uma polêmica assembleia, realizada nesta quinta-feira (27/09), no Ginásio de Esporte dos Bancários.

Apesar de terem decidido retornar às atividades, os trabalhadores fizeram questão de criticar as propostas rebaixadas dos bancos oficiais, que deveriam dar exemplo, mas seguem a lógica das empresas privadas e adotam uma postura apenas de mercado, deixando de lado o papel social.

Uma das deficiências das propostas diz respeito ao assédio moral, levantado durante as discussões. O funcionário do Banco do Brasil, José Rodrigues, engrossa o coro. “O BB poderia avançar mais, principalmente com relação ao assédio. Hoje não existe respeito dentro das agências”.

Mas, no geral, o movimento foi considerado positivo, principalmente pela grande adesão dos bancários nos dias de paralisação. “A greve revelou a força e a unidade da categoria, que aderiu a nossa mobilização compreendendo que não há avanços sem a efetiva participação”, ressalta o vice-presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos.

De Salvador, com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia