Comunidades do Quintino Cunha apoiam professor Evaldo Lima

Inclusão social pelo esporte é desejo da comunidade e compromisso do Professor Evaldo.

No estádio Thauser Parente a bola rola solta. De pé em pé, crianças e jovens traçam sonhos e tentam driblar as dificuldades. Falta dinheiro para o transporte, falta dinheiro para o material esportivo. Mas mesmo com tantos obstáculos, as crianças continuam. Essa é a rotina de Ferreirinha. "Dificilmente a gente tinha esse espaço pros nossos meninos brincarem, era um espaço privado. Hoje a comunidade está usufruindo", diz José Pereira de Souza, o Ferreirinha, líder comunitário e administrador do campo.

O uso do campo do Flamenguinho (nome dado pela população ao campo do estádio) por parte da comunidade partiu da sensibilidade do Professor Evaldo Lima que, afrente da Secretaria de Esporte e Lazer do Município, resolveu deixar nas mãos da própria comunidade a gestão do campo. "Nós passamos muito tempo afastados do espaço. O pessoal reclama que o campo está feio, mas o campo está sendo usado! Antigamente era bonito, mas jardim que ninguém pisa é sempre verdinho mesmo", reforça Clemilson Pereira, coordenador do projeto Pégasus de escolinhas no bairro.

Porém, a luta para manter o esporte como oportunidade viável de inclusão social às crianças carentes não pode parar. "Agora precisamos ir juntos, construir um grande projeto que beneficie as comunidades de Fortaleza. Criamos um programa de capoeira para cidade inteira, criamos um programa que trata de jovens em conflitos com a lei. Pensamos o esporte como direito de todos e parte integrante da dignidade humana", explica Evaldo.

Concluindo a agenda, o professor Evaldo Lima visitou comunidade no bairro Bela Vista.

Fonte: Assessoria do Professor Evaldo Lima