Juazeiro: TSE nega registro da candidatura a Joseph Bandeira

As tentativas do advogado Joseph Bandeira (PT) de lançar-se candidato à prefeitura do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, se esgotaram nesta terça-feira (2/10). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância máxima da Justiça Eleitoral, negou o registro da candidatura do petista, que tentava disputar as eleições desse ano sem a permissão do partido.

Essa é a quarta derrota de Bandeira, que já teve recursos negados também na Justiça Eleitoral do município, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O PT em Juazeiro firmou apoio ao candidato do PCdoB Isaac Carvalho, que tenta a reeleição, e não aceita a iniciativa do advogado de lançar candidatura própria.

Por conta da insistência, Bandeira foi punido pelo presidente do Diretório Estadual do partido, Jonas Paulo, e está afastado por “desrespeito às decisões superiores”. Até o ex-presidente Lula entrou na briga, ao gravar um vídeo de apoio a Isaac e reiterar o apoio do PT ao comunista.

Em Juazeiro, Isaac faz parte da coligação “Pra Juazeiro Seguir em Frente”, que é composto, além do PCdoB e do PT, por outros quatro partidos (PP, PR, PSB e PSD). O vice da chapa é petista, o comunicador Irmão Francisco.

De Salvador,
Erikson Walla