Tour Promocional do Judô chega a Feira de Santana-BA

De amanhã (10/10) até domingo (14), Feira de Santana recebe o Tour Promocional de Judô, iniciativa que tem divulgado por diversas cidades baianas o 10º Mundial de Judô por Equipes, que acontece em Salvador, entre os dias 26 e 28 deste mês. A ação, que já passou por Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro, é realizada por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Em Feira, o Stand do Judô ficará exposto no Espaço Cultural Marcus Moraes, situado na avenida Getúlio Vargas, das 8h às 20h. Até o momento, o Tour Promocional do Judô visitou 35 escolas no estado, atendeu a 3.366 alunos e recebeu a visita de 9.338 pessoas.

A exposição no stand é pública e gratuita. No local, é apresentado os 19 medalhistas olímpicos da história do judô brasileiro com destaque para os recém-premiados Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Rafael Silva, das Olimpíadas de Londres 2012.

O Tour Promocional de Judô oferece ainda treinamentos para crianças e adolescentes, a serem realizadas das 09h às 11h e das 14h às 16h, no Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Colégio Municipal Joselito Amorim, Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e SESC.

Mundial de Judô

No 10º Mundial de Judô por Equipes estarão presentes 32 seleções, sendo 16 masculinas e 16 femininas. As lutas serão disputadas em uma arena provisória, a ser montada na área externa do Gran Hotel Stella Maris, no bairro Stella Maris, Salvador. No dia 27, disputam as seleções femininas, enquanto que no dia 28, serão as masculinas. A entrada é gratuita.

A expectativa é de que 2 mil torcedores estejam presentes por dia e a participação de 350 pessoas entre atletas e dirigentes. As seleções femininas convidadas são: Brasil, Japão, China, Mongólia, Coréia, Rússia, França, Alemanha, Turquia, Cuba, México, Ucrânia, Estados Unidos, Argélia, Argentina e Grã Bretanha. As masculinas são: Brasil, Japão, Uzbequistão, Mongólia, Coréia, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Cuba, França, Estados Unidos, Argélia, Argentina, Grã Bretanha, China e Venezuela.

O evento, na Bahia, será o primeiro dessa modalidade esportiva depois das Olimpíadas de Londres 2012 e também o primeiro da América. Com isso, será marcado, oficialmente, um "novo ciclo olímpico" de preparação das equipes brasileiras para as Olimpíadas Rio 2016.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre