Eliana Gomes propõe Dia Municipal da Memória, Verdade e Justiça

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) propõe, através do projeto de lei 0113/2012 que seja instituído, em Fortaleza, o Dia Municipal da Memória, Verdade e Justiça em alusão ao período de Ditadura Militar.

Instaurada, através do Golpe Militar, em 31 de março de 1964, que encerrou o governo do presidente João Goulart, a Ditadura se estendeu até o ano de 1985 escrevendo, em sua história, sequestros, desaparecimentos, torturas e mortes de brasileiros. Histórias que necessitam de investigação para esclarecimento da população do país.

Para isto, a presidenta Dilma Rousseff criou, em novembro de 2011, a Comissão da Verdade que tem como objetivo ouvir depoimentos em todo o Brasil, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos ocorridas no período de 1946 a 1988. Este trabalho deverá ser desenvolvido em dois anos, prazo estabelecido no ato da constituição da Comissão.

Para Eliana, “temos que continuar a criar mecanismos para enfrentar os que são contra a verdade e revelar os crimes iniciados naquele março de 1964 que está tão vivo em nossas memórias. É fundamental que os responsáveis respondam pelos crimes que cometeram. O que eles fizeram é imperdoável e, para nós, não há nada de bom que possa ser lembrado de um regime ditatorial, a não ser a resistência”.

Ainda na justificativa do projeto, a vereadora afirma acreditar “que podemos, a partir da revelação desses anos obscuros, superar de uma vez por todas o triste legado da Ditadura, que é um atraso a manchar a história do Brasil em todos os níveis, do qual ainda não nos livramos por completo”.

O projeto está em análise na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, aguardando o parecer do relator, vereador Valdeck Vasconcelos (PTB).

Fonte: Câmara de Fortaleza