Mais de 69% dos mesários em Conquista foram voluntários

Vitória da Conquista, primeiro município baiano a implantar o Projeto Mesário Voluntário, contou no primeiro turno das eleições deste ano com 1.710 mesários voluntários, o que representa 69,4% do total de 2.464 convocados nas três zonas eleitorais (39ª, 40ª e 41ª) que compreendem o município.

Em 2006, quando foi criado o projeto, somente a cidade trabalhava com o serviço voluntariado, após ser firmada parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na época, 22% dos mesários foram voluntários, o que correspondeu a pouco mais de 500 convocados. Dentre estes, 176 eram alunos da UESB.

Interessados em se voluntariar para o segundo turno podem ainda se cadastrar preenchendo o formulário no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) ou através do disk-mesário (71) 3373-7273. A campanha do projeto conta também com vídeo de cerca de um minuto, que já recebeu mais de 500 acessos desde julho deste ano, no canal oficial do TRE-BA no YouTube (www.youtube.com/tvtreba).

De acordo com Zélia Sousa, servidora da 39ª Zona, apesar de não ter sido feita este ano uma campanha ampla na cidade, foi notório o resultado. “Desde 2008 nós estamos ampliando a parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), o que resultou nesse aumento significativo no número de mesários voluntários nestas eleições”, afirma.

Segundo dados levantados em questionário aplicado pelos cartórios de Vitória da Conquista nas seções, no domingo de eleição, 77,2% dos voluntários já manifestou o desejo de trabalhar nas Eleições 2014 como mesários, o que equivale a 1.902 pessoas.

Bahia

Em toda a Bahia, de 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira (11/10), já chegou a 11.268 o número de inscritos no projeto para atuar como voluntário nas mesas receptoras, um crescimento de 15,7% no número de cadastrados na última eleição municipal, quando em igual período foram inscritos 9.733 eleitores.

Além das vantagens determinadas em lei para o cidadão que atuar como mesário no dia das eleições, a exemplo dos dois dias de folga para cada dia de convocação e a possibilidade de desempate em concurso público, o projeto Mesário Voluntário oferece uma vantagem a mais aos alunos das faculdades conveniadas ao programa: os estudantes têm as horas de serviço convertidas em atividade complementar ou extracurricular.

Fonte: TRE-BA