Setre lança módulo para estudiosos de Economia Solidária
A Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre) lança nesta terça-feira (16/10), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela, o Módulo de Formação em Economia Solidária, a partir das 14h. A publicação reúne textos dos estudiosos Gabriel Kraychete, Genauto Carvalho de França Filho, Débora Nunes, José Carlos Moraes Souza, Igor Loureiro de Matos e Gabriela da Luz Dias.
Publicado 15/10/2012 15:01 | Editado 04/03/2020 16:17
Os textos publicados tiveram origem na iniciativa da Superintendência de Economia Solidária da Setre (Sesol) em desenvolver um material consistente sobre o segmento e que pudesse assumir um caráter público por meio da livre distribuição, circulação e utilização. O objetivo da publicação é contribuir com a formação de trabalhadores dos empreendimentos econômicos solidários, educadores e técnicos das instituições de fomento, dos gestores de políticas públicas da área, além de colaborar com a inclusão do tema nas atividades da rede estadual e municipais de ensino.
A solenidade de lançamento terá a presença do secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho, e do professor Reginaldo Souza Santos, diretor da Escola de Administração da UFBA. Depois da solenidade de abertura e apresentação do Módulo, haverá uma mesa-redonda com discussão do tema "A Construção do Saber na Economia Solidária", com a participação dos autores dos textos da publicação.
O Módulo foi dividido em cinco capítulos: a parte inicial trata da viabilidade econômica e sustentabilidade dos empreendimentos da Economia Solidária; o segundo capítulo, apresenta a economia solidária como um projeto de sociedade, partindo de uma perspectiva histórica; no terceiro capitulo, são abordados os aspectos conceituais sobre a Economia Solidária e Desenvolvimento; no quarto são analisados os fundamentos e contexto em que se situa a economia solidária; e, no quinto e último capítulo, estão os aspectos jurídicos relacionados aos empreendimentos econômicos solidários.
Ascom/ Setre