Farc e Colômbia confirmam início dos diálogos de paz nesta quarta

O Governo Colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) emitiram uma comunicação conjunta na qual confirmam para a próxima quarta-feira (17) de outubro o encontro para a instalação formam dos Diálogos de Paz em Oslo, capital da Noruega

As partes indicam no texto que “ a partir da culminação da fase exploratóra e até a data, continuam os contatos e as reuniões de trabalho preparatórios da instalação pública da mesa de diálogo na Noruega”.


Leia também:
Farc nomeiam guerrilheira internacionalista para diálogos de paz

Acrescentam “que reiteramos o cumprimento do encontro pela paz da Colômbia para o dia 17 de outubro, desenvolvendo uma agenda que culminará no dia 18 pela tarde, em Oslo, com a instalação pública e coletiva de imprensa”.

De acordo com a enviada especial da TeleSur para a Noruega, Adriana Sívori, indicou que fala-se da possibilidade de que o Exercito de Liberação Nacional (ELN) una-se ao processo de paz, mas até o momento é provável que participem como observadores e mais adiante possam integrar-se ao processo.

Uma vez iniciada a reunião em Oslo, está previsto que as negociações transladem para Havana, onde continuarão por tempo indeterminado. No dia 26 de agosto, em Cuba, as duas partes assinaram o chamado “Acordo geral para o fim do conflito”, após seis meses de “conversas exploratórias”.

Neste processo de paz, Noruega, país que participou de processos de reconciliação e de paz nas duas últimas décadas, é junto a Cuba o país que garante o terceiro diálogo formal entre o Governo colombiano e as Farc, após frustradas tentativas, nas últimas três décadas. Chile e a Venezuela exercerão o papel de acompanhantes no processo.

Com TeleSur